Impacto Jovem Panatis: 30, Noite

No sábado, 30/07, às 19h, tivemos o terceiro momento do 1º Impacto Jovem de nossa Congregação. Seria um culto diferente, a começar pelo princípio do mesmo. Com o templo lotado, para a glória de Deus, o trabalho foi iniciado com um momento de oração no qual toda a igreja ali presente colocou-se de joelhos para pedir ao Senhor que se fizesse presente de uma maneira grandiosa naquele lugar. E Deus fez, encheu a Casa com um verdadeiro Pentecostes.

No louvor, além do Conjunto Maanaim, conjunto de jovens da Congregação, continuou conosco a caravana vinda da cidade de Santa Cruz-RN, e também tivemos a cooperação do Grupo de Louvor local, da cantora Lu Fernandes, da Congregação Redinha (Setor 18), e do vocal Vozes Angelicais. Fizeram apresentações os grupos de gestos Oasis e Getsêmani, de Santa Cruz, além de uma peça formada pelos jovens daquela cidade, que realmente impactou o coração de vários irmãos que assistiam à mesma, ao levar à reflexão acerca da necessidade de sermos cristãos de verdade, de vivermos um Cristianismo autêntico.

Na Palavra, o irmão Jonas Gomes trouxe à tona o tema do Impacto, na primeira epístola do apóstolo Paulo a Timóteo, capítulo 4, versículo 14: "Não desprezes o dom que há em ti". Contextualizando a passagem bíblica, as duas epístolas (cartas) de Paulo a Timóteo contêm recomendações do apóstolo àquele jovem, com o objetivo de desenvolver na vida desse jovem um verdadeiro Cristianismo. Paulo via em Timóteo um rico potencial depositado por Deus, chamado por Ele para a Sua obra; na visão de Paulo, o Senhor havia investido algo especial na vida de Timóteo.

Como colocou o preletor, no versículo lido, talvez o que havia por trás das palavras de Paulo a Timóteo seria algo do tipo "Timóteo, aquilo que Deus depositou na sua vida é um privilégio. Não negligencie, não despreze a chamada de Deus para sua vida, a escolha que Ele fez, porque Ele não escolhe errado". Em se tratar de escolher errado, por exemplo, Moisés dialoga com Deus tentando convencê-lO de que Ele havia feito a escolha errada em separá-lo para ser o agente libertador dos israelitas da escravidão no Egito (Ex 3,4); similarmente, Jeremias também colocou vários argumentos diante da sua chamada para ser profeta no meio do povo de Judá (Jr 1); Gideão também questionou o Senhor, indagando-o como poderia libertar ele os israelitas da servidão midianita se ele era o menor de sua familia e o seu clã era o menos importante de sua tribo (Jz 6). "Mas Deus não admite nas nossas desculpas; quando Ele escolhe, está escolhido."

Prosseguindo na análise de 1 Timóteo 4.14a, "não desprezes o dom que há em ti", ao tratar de "dom" o apóstolo Paulo fala em termos de dois aspectos, separação, escolha, e capacitação, investimento. "Não desprezar o dom" fala de não desprezar a escolha nem investimento que o Senhor fez e faz em nós, nem muito menos deixar que desprezem isso. Em se tratar de escolha, quando Deus escolhe, Ele escolhe com e para um propósito. "Não despreze a escolha, a chamada de Deus na sua vida, porque isso faz parte de um plano maior, na eternidade", afirmou o irmão Jonas. Não foi uma escolha nossa, e sim uma escolha de Deus (Jo 15.16), mas várias coisas se colocam no meio do caminho, tentando ofuscar isso e, infelizmente, muitas vezes somos nós que colocamos essas coisas para ofuscar aquilo que o Senhor tem para as nossas vidas.

Com relação a investimento, o preletor chamou a atenção para o fato de que Deus resolve investir em cada um de nós antes mesmo de nós nascermos, assim como ocorreu com Jeremias, que antes de formá-lo no ventre de sua mãe o havia escolhido, antes de nascer o havia separado, e o havia designado por profeta às nações (Jr 1.5). Aqueles que são chamados, que são escolhidos por Deus são capacitados por Ele. Como consta em 1 Coríntios 12, o dom do Espírito é dado a cada um como Ele quer, para aquilo que Lhe é útil; assim, aquilo que Deus nos dá possui uma utilidade, um propósito específico, e precisamos fazer uso disso.

"Será que Timóteo resolveu levar em consideração essas palavras de Paulo? Será que ele desprezou o dom que havia nele?", perguntou o irmão Jonas à igreja nos momentos finais da pregação. A epístola aos Hebreus responde a essa pergunta; no capítulo 13, versículo 23 de Hebreus é retratado que Timóteo tinha sido posto em liberdade, sendo assim possível concluir que ele havia sido preso por causa do Evangelho de Jesus Cristo. Timóteo resolveu cumprir a chamada de Deus em sua vida, a ponto de isso custar a sua liberdade e até mesmo a sua própria vida. Por isso Timóteo pode ser lembrado como alguém que cumpriu os propósitos de Deus para sua vida e, da mesma forma, precisamos ser lembrados como pessoas que não desprezaram o dom de Deus em suas vidas. Mas isso é uma opção nossa.

Logo após a Palavra, tivemos um momento poderoso de oração, por batismo com o Espírito Santo e renovação espiritual. Com certeza várias pessoas foram realmente impactadas pela presença de Deus naquele lugar. Foi o segundo dia, bastante abençoado; mas ainda falta um dia de Impacto, e Deus certamente ainda tem mais para fazer, para a glória do Seu nome. Aleluia!

Confira as fotos e videos desse culto abençoado no nosso Álbum do Picasa na Web e no nosso Canal no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário