Impacto Jovem Panatis: 31, Noite

No domingo, 31/07, às 18h, tivemos o quarto e último momento do 1º Impacto Jovem de nossa Congregação, contando com a presença maciça de irmãos da Congregação e também de outras Congregações. Tivemos a honra de ter conosco ministrando a Palavra o diácono Jozenil Júnior, trazendo à tona o tema do Impacto, na primeira epístola do apóstolo Paulo a Timóteo, capítulo 4, versículo 14: "Não desprezes o dom que há em ti", porém sob a perspectiva de elencar características de um jovem que possui o dom de Deus, como era o caso do jovem Timóteo.


Conforme o preletor, Timóteo, segundo a lógica humana, não poderia ter sido escolhido para auxiliar o apóstolo Paulo no seu ministério, devido à sua origem mista (a mãe de Timóteo era uma judia crente e o pai era grego - At 16.1). Na segunda viagem missionária de Paulo, Timóteo começa a acompanhá-lo e, com o convívio com o apóstolo, torna-se um homem de sua confiança. Posteriormente, a ele Paulo confiou a igreja em Éfeso, e aquele jovem não seria mais apenas um novo convertido que seguia a Paulo, mas sim um pastor revestido de poder, graça e autoridade de Deus. Paulo, através de suas duas epístolas dirigidas a Timóteo, admoesta-o pois preocupava-se com o seu destino espiritual. Apesar de Timóteo ser jovem, Paulo admoesta-o sabendo que ele era sim um jovem, mas um jovem separado, comissionado por Deus para pastorear aquela igreja.


Prosseguindo na análise de 1 Timóteo 4.14a, o irmão Jozenil Jr. enumerou cinco características de um jovem que possui o dom de Deus e que o distinguem de outros jovens. "Dom", nesse contexto, significa vocação, chamada, diferentemente do termo utilizado em 1 Coríntios 12; assim, a exortação nesse versículo diz respeito a não desprezar a chamada que Deus tinha lhe feito. A primeira característica fundamenta-se no fato de que os que não desprezam o dom de Deus valorizam a essência mais que a aparência. Timóteo estava em um meio pagão, situação na qual se encontrava a cidade de Éfeso, em termos sócio-culturais e religiosos. Se ele estivesse preocupado apenas com a aparência, ele não teria dado conta daquela igreja de gentios nem da oposição que ela sofria ali. Da mesma maneira, Deus não se volta para a aparência; o próprio Jesus sempre condenou esse ato de farisaísmo, visto que Ele olha sim para o nosso coração (1 Sm 16.22). A aparência é importante sim, mas ela não deve ser mais importante que a essência. "É preciso ser crente por dentro e por fora", disse.


Em segundo lugar, aqueles que não desprezam o dom de Deus têm desejo pela Sua presença e não pelas Suas bênçãos, por aquilo que Ele pode proporcionar. Em uma escala de prioridade, a bênção é acessória, secundária, é apenas uma consequência; a presença é necessária, pois sem ela as bênçãos não nos acompanham. Assim, devemos nos preocupar em buscar a presença de Deus; "o segredo é estar na presença". No salmo 42, Davi declara: "Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?" (vv.1,2). Da mesma maneira, o profeta Isaías afirma: "Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te" (Is 26.9a). O homem que possui a presença de Deus é um homem realizado, independentemente das circunstâncias desta vida. "As pessoas têm o costume de citar Filipenses 4.13, 'Tudo posso naquele que me fortalece' e acham que o crente é um super-homem, mas se esquecem do versículo 12: 'Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade'. Se você tem a presença de Deus, você tem tudo!"


Uma terceira característica daqueles que não desprezam o dom de Deus é que eles preferem glorificar a Deus do que aos homens. O Novo Testamento nos dá exemplos de servos de Deus que preferiram glorificar a Deus do que a homens: Em Atos dos Apóstolos, capítulo 4, Pedro e João desafiaram o Sinédrio anunciando a Jesus; em Gálatas 1.10, Paulo argumenta: "Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo". Procurar agradar a Deus, glorificá-lO, é mais importante para o homem que tem a chamada de Deus. Hoje existem pessoas que se preocupam tão somente em agradar aos homens, preferindo pregar ou dizer aquilo que eles preferem ouvir do que a verdade, se esquecendo que é a verdade da Palavra de Deus que traz mudança, transformação e libertação, e muitos querem pregar algo que "massageie o ego" ou que agrade ao coração.
Em quarto lugar, os que não desprezam o dom de Deus são aqueles que são servos, que não demonstram ser mas que são de fato. "Existe hoje uma geração de 'senhores exigentes', que dizem a Deus o que querem, como querem e quando querem, por acharem que, por serem filhos de Deus, tem esse 'direito'". Esses pseudo-senhores na verdade são rebeldes porque Deus não lhes deu essa autoridade. O servo aceita a vontade do seu Senhor, prefere fazer a vontade do Senhor, reconhecendo que a vontade dEle é muito melhor que a sua própria. Embora em João 15 Jesus tenha dito que seríamos amigos dEle, somos filhos de Deus por adoçãoMc 10.45; Jo 13), e devemos seguir o Seu exemplo.


Para encerrar a pregação, o irmão Jozenil enumerou uma quinta característica daqueles que não desprezam o dom de Deus, que preferem avivamento ao invés de entretenimento. O entretenimento apenas prende a atenção por um momento apenas, de forma passageira. "Quem vive de entretenimento não possui compromisso, não possui raiz em si mesmo", mas quem busca avivamento se alegra no Espírito, demonstra seu testemunho e vive em santidade em qualquer lugar que esteja. Logo após a Palavra, o irmão Jozenil chamou à frente para orar por pessoas ali que desejavam ser mais crentes, que desejavam produzir mais frutos, que desejavam ser cheias da unção e do poder de Deus, e ali foi feita uma poderosa oração por batismo com o Espírito Santo e renovação espiritual, e muitas pessoas ali foram realmente impactadas pela presença de Deus. Para honra e glória do nome de Jesus, uma pessoa voltou para os caminhos do Senhor, coroando esses três dias de Impacto Jovem. Glória a Deus!


Confira as fotos e vídeos desse culto abençoado no nosso Álbum do Picasa na Web e no nosso canal no YouTube.

2 comentários:

  1. Neilton Rafael
    Parabéns a toda mocidade de Panatins, é bom vê-los sempre empenhados na obra do Senhor. Agradeço a Deus pela vida de todos vcs, pela vida do vosso pastor Vanduí, de sua esposa Kátia, de Felipe e de todos os jovens dessa congressão. Parabéns pelo blog, está maravilhoso. Continuo orando por todos, saudades. A Paz

    ResponderExcluir
  2. chris
    que Deus continui abençoado toda a mocidade de panatis

    ResponderExcluir